Transtorno de Ansiedade de Separação é a ansiedade excessiva envolvendo a separação do lar ou de pessoas importantes, caracterizada por três ou mais dos seguintes pontos abaixo:
1. Sofrimento significativo diante do fato ou previsão de afastamento de casa ou de figuras importantes de vinculação.
2. Preocupação excessiva acerca de perder ou possíveis problemas envolvendo pessoas importantes de vinculo.
3. Preocupação persistente de que um evento leve à separação de uma pessoa importante de vinculação como perder-se ou ser seqüestrado.
4. Relutância persistente ou recusa a ir para um lugar, em razão do medo da separação.
5. Medo excessivo e persistente ou relutância em ficar sozinho ou sem as figuras importantes de vinculação em casa ou em outros contextos.
6. Relutância ou recusa persistente a ir dormir sem estar próximo a uma pessoa importante de vinculação ou a pernoitar longe de casa.
7. Pesadelos repetidos envolvendo o tema da separação.
8. Repetidas queixas de sintomas físicos como dores de cabeça, abdominais, náusea ou vômitos, sintomas cardiovasculares, tais como palpitações, tontura e sensação de desmaio iminente.
Outras características da pessoa que está sofrendo com o Transtorno de Ansiedade de Separação:
Quando separados das figuras de vinculação, precisam saber de seu paradeiro e sentem necessidade de permanecer em contato através de telefonemas ou mensagens de celular.
Sentir saudade extrema, sentir-se enfermos devido ao desconforto, se estão longe de casa ou da pessoa importante.
O Transtorno de Ansiedade de Separação distingue-se do Transtorno de Ansiedade Generalizada, no sentido de que a ansiedade no primeiro caso, envolve predominantemente a separação do lar ou de figuras de vinculação.
As ameaças de separação podem provocar extrema ansiedade e até mesmo um Ataque de Pânico.