Conversar é vital para serem estabelecidas relações significativas e obtermos benefícios, tanto na vida pessoal como profissional. Quem sabe comunicar com qualidade consegue fazer amizades com mais facilidade, manter relacionamentos valiosos, consegue também melhores empregos, salários mais interessantes e, se desejar, poderá encontrar alguém para namorar, casar ou simplesmente para não viver solitário.
Conversar com prazer e qualidade pode ser treinado ou aprendido por meio de técnicas simples e fáceis de assimilar, como qualquer outra habilidade que você aprendeu na vida.
Aprender a conversar pode ser feito por meio de aconselhamento, treino ou coaching, sem precisar de um trabalho que consome mais tempo como a terapia. O coaching/método que ensina a conversar com qualidade é realizado por meio do coach (conselheiro ou mentor) e atende as necessidades das pessoas que são muito tímidas, tem pouca confiança em si mesmas ou autoestima baixa nas relações interpessoais. Uma pessoa pode ser confiante em si própria para trabalhar, estudar ou viajar sozinha, mas ao se relacionar com outras encontrará dificuldades porque não tem as habilidades de comunicação necessárias.
No coaching Aprender a Conversar, o coachee (aprendiz do coach) é treinado a iniciar um diálogo de forma cativante, que chame a atenção da outra pessoa, que a motive a falar, e a faça se sentir bem a ponto de querer manter o diálogo com você. Manter a conversa com qualidade é tão importante quanto começá-la, porque durante o diálogo você aprofundará os assuntos trazidos pelo seu interlocutor, os temas que você achar interessante e mostrará que é alguém de valor pois sabe conduzir a comunicação. Terminar a conversa por sua vez também é muito importante porque, como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”, a que permanece registrada na memória. Deixar uma ótima última impressão fará o seu interlocutor lembrar de você por muito tempo. Logo começar, manter e concluir uma conversa com qualidade resultará em grandes benefícios para você.
No coaching Aprender a Conversar, você será treinado a usar os recursos corporais e vocais para envolver o seu interlocutor. Aprenderá a apresentar uma fisionomia amistosa, gestos interessantes e postura geral adequada. Será treinado a falar com velocidade e intensidade apropriadas, depois a fazer intervalos para ouvir com toda a atenção, manter o foco, fazer perguntas interessantes para fazer o seu interlocutor se envolver porque precisará responder o que você indagou.
No coaching Aprender a Conversar, você será treinado a fazer silêncios durante a conversa para você e o seu interlocutor refletirem e assim garantir um diálogo de qualidade. Você aprenderá a adaptar os temas da conversa, saberá como trazer mais argumentos para o diálogo, será treinado a manter o rumo da conversa principalmente de acordo com o interesse do seu interlocutor e a comunicar de modo exato aquilo que importa a ele e assim ganhar a simpatia.
No coaching Aprender a Conversar, você será treinado a escutar de modo ativo, e a se interessar de maneira natural pelos interesses do outro. Aprenderá técnicas de comunicação eficaz, vencer os medos, métodos de persuasão e a influenciar o seu interlocutor a fazer com que ele realize o que você deseja. Será treinado a debater com elegância, discordar de forma adequada, ser assertivo (comunicação com etiqueta), convergir, encontrar pontos de interesse comuns e a ser criativo nos diálogos, de tal maneira que manterá uma dinâmica comunicativa interessante, para manter um diálogo que realmente traga bons resultados, tanto para você como para o seu interlocutor.
No coaching Aprender a Conversar você será treinado a lidar habilmente com os diversos tipos de conversadores como os desconfiados, os nervosos, os extrovertidos em demasia, os introvertidos ou tímidos, os negativos, os impulsivos, de tal maneira que conseguirá influenciar qualquer um deles.