A bipolaridade é descrita como uma doença psiquiátrica muito desgastante. Descreve-se que esta doença consegue gerar em uma pessoa, em até pouquíssimo tempo, grandes mudanças de humor, relativa ansiedade e crises repetidas de euforia e de depressão.
Essa constante e radical alteração do humor não é nada saudável, pois a pessoa acaba sofrendo demais com seus próprios pensamentos e com aquilo que supostamente o outros pensam dela.
A causa da bipolaridade ainda não é totalmente conhecida, mas acredita-se que seja gerada por vários fatores em conjunto, como a genética, a estrutura neurológica e a fisiológica do cérebro, sem contar o estresse que a pessoa enfrenta em seu dia-a-dia, que acaba estimulando essas crises.
A bipolaridade, nesse sentido, é considerada um dos distúrbios mais comuns da nossa época, podendo afetar grande parte da população e, consequentemente, as tarefas que cada um executa no seu dia a dia.
Tipos de transtorno bipolar:
Transtorno bipolar 1 – transtornos mentais e confusão de emoções que duram em torno de 7 dias, fazendo com que a pessoa precise repouso ou de cuidados hospitalares imediatos.
Transtorno bipolar 2 – constituído por episódios de grande alteração de humor, ora depressivos, ora de bastante energia e vigor. Nesta classificação, os afazeres da pessoa, assim como a sua rotina de vida e de trabalho, começam a ser prejudicados. Tratamento terapêutico e farmacológico podem ser necessários;
Desordem ciclotímica – determinada por inúmeros episódios de alteração do humor ao longo de um dia. Pode não ser tão profundo e grave, mas silenciosamente indica desequilíbrios bioquímicos, que podem ser tratados com terapia.
Muitos dos sintomas da bipolaridade são parecidos a outras doenças, por isso é importante buscar uma ajuda profissional, para não se diagnosticar de maneira errada.
Quando uma pessoa tem muitos episódios graves de algum dos tipos de bipolaridade mencionada acima, ela pode começar a ter sinais psicóticos, e com isso, começar a ter alucinações e delírios.
Se você desconfia de um quadro de bipolaridade, deve primeiramente procurar um psicólogo ou psiquiatra para fazer uma análise da sua saúde mental e, assim, conseguir um diagnóstico para tratar esse possível transtorno.,
Está passando por essa situação ou conhece alguém quem está?
Nós podemos te ajudar! Marque o quanto antes suas aulas/consultas presenciais ou via Skype
Uma das características da bipolaridade é a impulsividade, conheça mais sobre o curso ”Controle a Impulsividade”
com o Psic/Coach Flávio Pereira pelo WhatsApp (41) 98525-1140