Qual o benefício da psicoterapia?
Aprender a ter uma nova percepção da vida e a melhorar os comportamentos.
Qual a linha de psicoterapia usada pelo psicólogo Flávio Pereira?
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Cognição diz respeito ao conhecimento, raciocínio e pensamento.
Como funciona este tipo de psicoterapia?
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma terapia breve porque trabalha com um número de sessões reduzidas. O terapeuta ensina métodos para que os clientes resolvam os seus problemas atuais e possam evitar problemas futuros. Estes métodos foram testados muitas vezes em estudos científicos realizados nas maiores universidades no mundo todo.
Qual a teoria que embasa os métodos?
Nossas cognições influenciam sobre nossas emoções e comportamentos. Os comportamento afetam os pensamentos e emoções. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) se baseia em preceitos sobre a função da cognição no controle da emoção e dos comportamentos.
A personalidade é moldada por crenças que se desenvolvem cedo na vida, como resultado de experiências pessoais e da influência dos pais e da sociedade. As pessoas criam crenças rígidas e absolutas com base em suposições errôneas, pensamentos distorcidos, conceitos vagos e processamento falho das informações. As crenças provocam dificuldades nos relacionamentos.
Para resolver os problemas é preciso ter consciência das crenças e dos pensamentos distorcidos.
Exemplo: um homem que tem o pensamento distorcido “dificilmente serei bem sucedido como os outros”, poderá interpretar negativamente uma avaliação neutra ou boa, na escola ou trabalho. A avaliação negativa dele provocará comportamentos ruins: frustração, desânimo, irritação e todas as conseqüências dos sentimentos negativos.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ensina o paciente a “pensar sobre o pensamento” para trazer à consciência os pensamentos automáticos, reconhecer os erros de cognição e a conseguir o controle sobre eles.
Como o terapeuta ajuda o cliente?
Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) o terapeuta ajuda o cliente a enxergar as crenças (= ter conhecimento, consciência), os prejuízos que elas causam e a desfazer os pensamentos distorcidos. O cliente aprende a corrigir o pensamento distorcido que julgava ser infalível. Como corrige? Testando a validade da crença, encontrado falhas nelas e substituindo as mesmas por pensamentos alternativos, mais favoráveis à qualidade de vida e mental. O terapeuta ajuda o cliente ir à busca da raiz das crenças, a enxergar pensamentos irrealistas/distorcidos, os comportamentos destrutivos e a comunicação inadequada.
Como age o terapeuta?
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) o terapeuta é pragmático (prático), objetivo, vai direto ao ponto. Por isto a terapia é breve. O cliente não fica analisando por meses ou anos as influências dos pais e da sociedade. Saiba mais sobre a relação entre terapeuta e paciente.
Qual o objetivo da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?
É comprovar através de técnicas que os pensamentos distorcidos/automáticos do cliente estão ligados a emoções e como estas são originadas das crenças aprendidas, que por sua vez se originaram de falhas no processamento de informações. A terapia reeduca o cliente. Ele aprende a processar adequadamente as informações.
Quais as ferramentas que o terapeuta usa?
Entrevistas, formulários para coletar informações, questionários, exercícios e tarefas. Os exercícios servem para trazer à tona as crenças básicas e mostrar ao cliente sobre o que elas causam.
Qual a diferença entre a TCC e outras terapias?
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) se difere por ser orientada para um alto grau de colaboração entre o paciente e o terapeuta, por ser fortemente empírica (prática) e pelo uso de técnicas direcionadas para a ação. O terapeuta cognitivo-comportamental é normalmente mais ativo do que os terapeutas de outras formas de terapia.
Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) o “paciente” é incentivado a ser ativo, assumir responsabilidades na relação terapêutica porque precisa colaborar com o terapeuta. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é focada para o trabalho prático e para o senso de equipe (cliente + terapeuta). A TCC usa o questionamento socrático e descoberta guiada que consiste em fazer perguntas ao cliente estimulando-o a inquirir, a ser curioso e se envolver na aprendizagem de descobrir padrões de comportamento inadequados. A TCC é psicoeducativa. O terapeuta usa mini-aulas para esclarecer o cliente e recomenda leitura de livros. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) usa métodos de estruturação como estabelecimentos de metas, prescrição de tarefas de casa e realização de avaliação de sintomas.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) trabalha com a reestruturação cognitiva porque ajuda o cliente a identificar pensamentos automáticos/distorcidos e a mudar estes pensamentos.
A TCC usa métodos comportamentais que ajudam o cliente a romper padrões de desesperança, emoções dolorosas, fuga, evitação e a ser habilidoso em padrões de enfrentamento responsável. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) o cliente aprende treinamento de respiração e de relaxamento, entre outros.
Quantas sessões de psicoterapia serão necessárias?
Depende das dificuldades. Sugere-se entre 10 ou 15 sessões.
Consultas com Psic. Flávio Pereira: Clique aqui
Fontes de pesquisa para este texto: 1. Aprendendo a terapia cognitivo – comportamental, de Jesse Wright, Mônica Basco e Michael Thase, Artemed Editora.
2. Terapia cognitiva com casais, Frank M. Dattilio, Christine A. Padesky, Artemed Editora.