Negociar significa conversar ou discutir assuntos de nosso interesse com outras pessoas.
Você sabia que uma pessoa hábil em negociar ganha prestígio, supera desafios com maior facilidade e é admirada pelos outros?
Você sabia que a falta de habilidade em negociação faz uma pessoa ter prejuízos na vida profissional e pessoal?
Nós negociamos em todas as situações da vida.
Onde se negocia | Quem negocia ou com que negociamos |
Na empresa | Funcionários, acionistas, fornecedores, clientes, governo, sindicatos, etc. |
Em casa | Familiares, cônjuges, amigos, irmãos, namorados. |
Na escola | Professores, colegas, funcionários. |
Comércio | Vendedores, clientes. |
É preciso conhecer um pouco de psicologia para negociar. É preciso ter competência emocional
COMPETÊNCIA EMOCIONAL = saber na prática construir relacionamentos positivos.
COMPETÊNCIA EMOCIONAL = ter comportamento apropriado.
Comportamento gera comportamento.
Em uma negociação 85% das ações estão ligadas à competência emocional, apenas 15% à competência técnica (conhecimento do assunto).
Veja a seguir o que você precisa fazer para ter competência emocional:
Conhecer as necessidades básicas do ser humano: ser valorizado. Estar no controle. Ter auto-estima.
Conhecer as barreiras emocionais e como elas podem prejudicar os relacionamentos. Barreiras emocionais: ressentimentos, ódios, vingança, inveja, reação explosiva, etc.
Ter controle emocional: esconder irritação ou frustração, usar o silêncio em vez da fala.
Evitar conflitos e ressentimentos. Saber lidar com a agressão do outro.
Ter visão objetiva (sem emoção).
Dar sinais de boa vontade. Manter clima positivo. Buscar solução em conjunto (pensar juntos).
TER EMPATIA: demonstrar interesse sincero pela lógica do outro; considerar os sentimentos do outro.
Ser flexível e tolerante. Tolerar quando distorcerem a realidade.
Buscar benefícios mútuos com padrões justos. Criar clima de confiança e respeito mútuo.
Consolidar os relacionamentos e não disputas. Evitar o pensamento “eu ganhei” e “você perdeu”. Prefira: “Nós ganhamos”.
Buscar acordos, parcerias, não vitórias.
Reenquadrar (ver com outros olhos, recontextualizar).
Aceitar as limitações do outro.
Usar frases para amenizar o clima tenso/ minimizar atitudes negativas. Exemplos: “Eu respeito a sua opinião”.“Eu aprecio a sua boa vontade”.“Eu concordo com a sua idéia”.
Saber lidar com o “NÃO”.
Falar menos e ouvir mais.
Dar ao outro a sensação de importância e ser bem sucedido.
Saber “ler” a linguagem corporal e dar respostas apropriadas: gestos, postura, olhar, proximidade, expressão facial, inclinação do corpo, toque, aceno de cabeça.
Saber “ler” a linguagem oral. Saber usar a voz corretamente: intensidade, velocidade, ênfase em certas palavras, pausas, silêncio, emoção vinculada.
Comunicar as preferências com assertividade (ser franco, educado, sincero).
Aprenda a psicologia da negociação fazendo o curso Negociação Eficaz.
Flávio Pereira