Mesmo depois de todos os avanços sociais e científicos, alguns ideais parecem fixos no pensamento coletivo da humanidade.
O homem já foi à Lua, começa a desenvolver carros voadores, carros anfíbios, armas nucleares complexas e tem acesso a milhares de informações na palma das mãos com apenas um clique, mas ainda continua a acreditar em mitos que assombram a mente humana há algumas décadas – e que só lhe trazem prejuízos.
Um deles, sem sombra de dúvidas é o de que somente pessoas malucas ou com sérios problemas como traumas devem procurar a ajuda psicológica.
Esse, e outros mitos ainda difundidos, são muito prejudiciais, pois privam inúmeras pessoas de benefícios para a própria saúde e convívio social.
A necessidade de um psicólogo vai muito além de tratar uma doença mental ou trauma já existente. Frequentar um profissional dessa área ajuda a prevenir o desenvolvimento de dificuldades, além de promover, beneficamente, o
desenvolvimento de inúmeras áreas da vida pessoal e profissional desde crianças até idosos.
Benefícios da terapia com psicólogo
Desenvolvimento emocional: frequentar um psicólogo pode ajudar crianças e adultos a terem um maior domínio sobre suas emoções. É importante desmentir crenças que dizem que nossos sentimentos são vilões, ou que nos tornam fracos e impotentes.
Desenvolvimento profissional: frequentar um psicólogo desde cedo, pode ser muito útil para auxiliar a guiar e discernir o que seria o trabalho ideal. Nossas metas, desejos e visualizarmos o melhor caminho.
Desenvolvimento na comunicação: muitas pessoas no Brasil têm problemas de comunicação. Problemas para falar com os outros sobre suas vontades, desejos, anseios e até em fazer novas amizades. O profissional adequado pode nos mostrar a melhor maneira de falar com os outros.
A psicologia ainda, se subdivide em inúmeras áreas que tratam de inúmeros problemas de maneiras diferentes, que podem atender os inúmeros tipos de pessoas. Não existe uma maneira fixa de tratar os pacientes.
É preciso que se encontre a maneira e o profissional adequado para cada pessoa e para cada proposito. É necessário desconstruir a ideia, de que o profissional de psicologia é somente alguém que te escuta durante uma sessão, te julga e ganha para dizer o óbvio para “malucos” ou que é uma frescura.
Todas as pessoas devem frequentar a terapia. Conhecer a si mesmo e aprender a ser capaz de superar seus
próprios limites de maneira segura e saudável.
Marque agora suas consultas presenciais ou via Skype com o Psi/Coach Flávio Pereira