Depressão, tristeza profunda, depressão pós parto, depressão distimia

Compartilhe este post

Depressão

A palavra depressão caiu no usual popular referindo-se à tristeza. Quando um profissional especialista usa a palavra “depressão” – ele quer dizer depressão clínica – ou seja um  transtorno depressivo maior.

Transtorno Depressivo Maior:  É uma condição na qual o indivíduo se encontra e traz consigo a sensação de tristeza profunda, que  é muito mais forte do que o habitual e dura mais do que o normal. Além disso, há uma perda de interesse e prazer. Pessoas com depressão experimentam dificuldades em seu funcionamento diário. Dificuldades também surgem no trabalho e em suas rotinas. Muitas vezes não estão interessadas na proximidade de familiares e amigos. Eles se sentem desesperados e inúteis, tendem a se isolar do mundo social.

Existem diferentes tipos de depressão de gravidade variável: depressão pós-parto, depressão sazonal, depressão leve e depressão clínica.

Fatores de risco
Na maioria dos casos, não estamos falando de uma causa inequívoca que leve à depressão, mas de uma combinação de várias causas:

  • Hereditariedade
  • Lesões precoces, como abuso, separação ou negligência.
  • Deterioração da condição física.
  • Dor crônica devido a lesão, acidente ou doença.
  • Separação e perda.
  • Transtorno de estresse pós-traumático ou suas complicações.

Auto ajuda
Para uma pessoa que está em um estado de depressão é muito difícil encontrar a força para cuidar de si mesmo. Mas, se uma pessoa assume um papel ativo no tratamento e passa para ações concretas, recebendo o apoio de seus entes queridos isso ajudará a melhorar sua condição.

Cuidado e autocuidado
Sono de qualidade: a maioria das pessoas que sofrem de depressão dormem muito pouco ou muito. Um bom sono pode melhorar significativamente o seu humor e aumentar a quantidade de energia durante o dia.

Medicamentos: tomar medicamentos a tempo e nas doses recomendadas pelo médico pode ajudar a melhorar o humor e sugere-se o  tratamento adicional com psicoterapia.

Esportes: simples como ioga, caminhada e natação, ajudarão a melhorar seu humor.

Higiene: quando as pessoas sofrem de depressão, a higiene pode ser uma tarefa assustadora. Banho regular e roupas confortáveis e limpas podem melhorar significativamente o sentimento interior.

 Introduzir bons hábitos

Concentrando-se em coisas positivas, faça uma lista de ações, pessoas e lugares que causam um sentimento de felicidade. Você pode escolher na lista de coisas que já estão sendo feitas, ou você pode fazê-las todos os dias. Muito provavelmente, é impossível fazer tudo o que está escrito na lista, mas você pode tentar introduzir essas coisas em sua rotina. No momento, essa lista pode parecer sem sentido, mas no futuro pode se tornar uma fonte de ideias e levar à compreensão de que todas as situações são transitórias e não há nada que permaneça inalterado. Ser sensível consigo mesmo: não há necessidade de críticas ou autoflagelação, se algo não deu certo ou os planos não foram realizados. Além disso, você pode tentar aplicar a si mesmo tudo o que você aconselharia a um amigo se ele estivesse em sua situação.

Marque sua consulta presencial ou por Skype pelo WhatsApp 41 9.8525-1140.
Saiba sobre Consultas via Skype: psicologoonline10.com.br

Compartilhe este post