Compartilhe este post

Insônia

Caracterizada pela dificuldade de dormir ou manter um sono continuo durante a noite, a insônia pode trazer problemas sérios e diretos na vida pessoal e profissional do individuo.

A memória e bem- estar estão relacionados diretamente ao tempo e qualidade de sono. É claro que cada individuo tem um determinado tempo de sono para se sentir totalmente recarregado, mas o indicado por especialistas é de 8 horas continuas de sono, para que seu corpo e mente tenham um bom funcionamento diário.

O que pode fazer um individuo perder o sono?

A insonia e transtorno de sono podem estar relacionados por diversos motivos. Pode ocorrer por razões caracterizadas pelo DSM-IV-TR como Transtornos Primários do Sono como será visto a seguir, pode estar relacionado também a algum transtorno mental (é comum, por exemplo, em pacientes que sofrem de Transtorno de Depressão Maior), podendo estar correlacionado ainda a alguma condição médica ou  abuso de substâncias tóxicas como drogas e álcool.

Insônia Primária é aquela em que o indivíduo queixa-se de dificuldades para iniciar ou manter o sono ou de um sono não reparador que duram por pelo menos um mês. Em consequência disso a vida social, ocupacional e pessoal desta pessoa é prejudicada. Pessoas que sofrem de insônia comumente relatam terem dificuldades em conciliar o sono e despertam com grande freqüência durante a noite. Pode-se ter a sensação também de que o sono não foi reparador, foi inquieto ou leve demais.

 TRATAMENTOS

Seu tratamento envolve modificação de hábitos inadequados do indivíduo podendo ser utilizado medicamentos em caso de transtorno mental associado.

Tenha um horário regular para dormir, evitando cochilos durante o dia, ou antes do horário marcado para dormir.

· Use cama só para dormir, evite ler livros, falar ao telefone. Tente fazer associação em seu cérebro de que cama é apenas para dormir.

· Antes de dormir tome um banho quente. Isso ajuda a relaxar.

· Evite fazer exercícios antes de dormir. 

· Diminua estímulos visuais.  

·Utilize por quinze minutos o método de respiração diafragmática.

·  Preste atenção só no relaxamento, não fique tentando dormir e pensar quantas horas ainda lhe restam de sono.

A Terapia Cognitiva-Comportamental ajuda no tratamento da insônia. Saiba mais.

Compartilhe este post