“Errar é humano”. Quem nunca ouviu essa frase e se questionou por que errar é considerado algo tão comum? Ou então, acreditou que, por mais que seja humano errar, que você não podia ser dar a esse luxo?
Quando falamos sobre o medo de errar, muitas pessoas omitem, mas em algum momento da vida, seu estômago embrulhou e a cabeça doeu quando pensou em desistir só de imaginar que iria falhar.
E tá tudo bem!
Para superar o medo de errar, entenda: ninguém é perfeito
Não, não é crime querer dar o seu máximo e se esforçar. Mas ficar sempre preso a ideia de que você precisa fazer a coisa certa, pode não te levar a lugar nenhum. Se você olha para um colega e se surpreende com sua “perfeição” você não consegue ver as inúmeras tentativas, em que ele errou.
Mantenha seus objetivos claros:
Todos queremos chegar a algum lugar. Seja uma promoção no emprego, alavancar a vida amorosa, não importa: todos queremos algo! Mentalize (ou até mesmo escreva, se preferir) quais são as suas metas e o que você precisa fazer para alcança-las. Mas não de maneira genérica. Escreva os mais detalhados passos. Assim você não precisa se desesperar em fazer e conseguir tudo de uma só vez. Você pode dar um passo de cada vez.
Você pode tentar de novo!
Poucas coisas na vida são irreversíveis. Então, tenha sempre em mente que, se você errar dessa vez, pode tentar de novo depois. Não precisa ser imediatamente. Mas amanhã, ou em outra oportunidade.
Treine!
Se você tem tanto medo assim de errar e não consegue não pensar nisso, se prepare com antecedência. Treine ou pratique quantas vezes achar necessário. A perfeição vem com a prática.
Esteja rodeado das pessoas certas.
Caso não se sinta preparado, esteja sempre rodeado de pessoas que sabem tanto ou mais do que você e peça ajuda. Confie nas pessoas certas e aprenda com os erros delas, antes de cometer os seus. E esteja sempre junto de pessoas que te incentivam, não das que só te criticam.
E não se esqueça, a vida é feita de erros e tentativas. Nossas falhas nos fazem crescer e nossos sucessos nos abrem portas. Um, não existe sem o outro. Então, se está disposto a conquistar algo, você precisa tentar.
Conseguir ou não, é apenas uma consequência.
Gostou das dicas? Quer outras ainda mais interessantes sobre como não ter medo de errar?
Agende o quanto antes sua consulta Clique aqui e agende agora com o Psic/Coach Flávio Pereira pelo WhatsApp (41) 98525-1140