É da natureza humana ter medo daquilo que não entende.
Existem aqueles que preferem simplesmente ignorar que a morte é algo certo e passam os dias como se fossem viver para sempre.
O luto deve ser entendido como algo que pode acontecer do dia para a noite e precisamos estar preparados.
A morte é um mistério para nós, porém se quisermos ter qualidade de vida precisamos saber como reagir quando algo assim acontece.
Nela estão as incertezas e crenças, e para algumas pessoas, as esperanças.
Quando uma pessoa amada vem a óbito a profunda tristeza domina nossos sentimentos.
A não aceitação e a falta de entendimento pode causar revolta, dor e em alguns casos até mesmo doenças mentais e físicas.
O luto nada mais é que uma sensação de perda que causa vazio fazendo com que a vida pareça não ter mais sentido.
Na psicologia o luto está relacionado não somente a perda no sentido de morte, mas no sentido geral.
Luto
O luto é dividido em algumas etapas segundo os especialistas.
Entre elas está a “negação” que é quando a pessoa não consegue assimilar a perda criando ideias fictícias de que pode retornar ao antigo estado de felicidade.
Bem similar a essa etapa está a “negociação” onde a busca por ações que podem alterar a realidade.
A “raiva” é instigada pela atribuição de culpa a outras pessoas.
A “depressão” é bem mais conhecida. Nela acontece o sentimento de solidão que leva a pessoa a perder a vontade de viver.
Em último lugar está a “ aceitação” , quando a morte é compreendida aprende-se a superar o acontecimento e continuar vivendo com qualidade.
Ao contrario do que muita gente pensa o luto é algo saudável e necessário ser vivido. Apenas depois do luto a pessoa consegue realmente chegar a aceitação.
Diante de um momento difícil como o falecimento de um ente querido a principal atividade que auxilia na superação da dor é o diálogo saudável.
Falar sobre oque aconteceu, expor os sentimentos ruins e relembrar os momentos bons que existiram antes deste acontecimento.
Isso dá o entendimento de que o ocorrido é uma coisa natural que não se pode permitir a duração do luto por muito tempo.
Deve-se entender que tem hora de começar e tem hora de se colocar de lado pois ainda se tem uma vida inteira pela frente, pessoas que ainda precisam de apoio e sonhos a serem concluídos.
A dificuldade de passar por momentos difíceis é compreensível, isso também é da natureza humana.
Com a ajuda de psicólogos a pessoa consegue descobrir porque ainda está sofrendo mesmo de já ter conversado e passado por todo o processo.
O acompanhamento permite o auto descobrimento e possibilita a revelação do real problema, podendo assim ser tratado da melhor forma.
Agende consultas com o psicólogo Flávio Pereira no WhatsApp 41 9.8525-1140.
Consultas pelo Skype: psicologoonline10.com.br
Prefere fazer o curso Super a Perda? Acesse o site .