Conheça as principais teorias da personalidade, compare, confronte, aplique na sua própria vida ou se for psicoterapeuta, tenha uma visão mais ampla para os tratamentos.
Conteúdo do curso:
- Sigmund Freud e a Psicanálise.
- Carl Jung e a Psicologia Analítica.
- Alfred Adler e a Psicologia Individual.
- Wilhelm Reich e a Psicologia do Corpo.
- Frederick S. Perls e a Gestaltterapia.
- Wiliam James e a Psicologia da Consciência.
- B.F. Skinner e o Behaviorismo Radical.
- Carl Rogers e a Perspectiva Centrada no Cliente.
- George Kelly e a Abordagem Cognitiva
- B.K. Skinner e a Abordagem Comportamental
- Albert Bandura, Julian Rotter e a Abordagem da Aprendizagem Social
- Outros: Erich Fromm, Erik Erikson, Karen Horney, Henry Murray
- Estudos comparativo entre todas as teorias.
- Leituras recomendadas.
Estrutura de cada aula
- História pessoal, antecedentes intelectuais, influências no pensamento de cada teórico.
- Conceitos principais de cada teoria.
- Dinâmica da personalidade: como se dá o crescimento psicológico e os obstáculos a este crescimento.
- Como cada teoria lida com o corpo, relacionamento social, vontade, emoção, intelecto, self (eu, si mesmo) e o terapeuta.
Porque desenvolvemos o Curso Prático de Teorias da Personalidade
- Muitos estudantes escolhem o curso de Psicologia para se conhecerem e aos outros. Preparamos o Curso Prático de Teorias da Personalidade levando em conta este interesse direto dos alunos: a compreensão do comportamento e o crescimento pessoal e a aplicação das teorias psicológicas em suas próprias vidas e na prática clínica futura.
- Também pensamos nos psicólogos recém formados que desejam fazer atualizações de conhecimento.
- Pensamos nas pessoas leigas que desejam aprender psicologia, conhecer as teorias da personalidade para conhecimento pessoal ou engajamento em futura psicoterapia.
Outros Motivos:
- Muitos alunos desistem do curso de Psicologia; outros, depois de formados, desistem da clínica, porque não ficaram satisfeitos com as respostas do curso para as suas necessidades ou indagações pessoais. Os alunos estudam os textos acadêmicos complicados e se deparam com perguntas que nunca são respondidas plenamente.
- Os alunos não se satisfazem com as aulas apresentadas nas faculdades, nem com as respostas dos professores.
- Os professores adotam posturas rígidas na forma de dar aula ou responder perguntas.
- Muitos professores especialistas adotam as teorias como se fossem religiões, dogmas e ideologias: não discutem, não gostam de receber críticas, fogem do confronto.
- O modelo tradicional de ensino é passivo e gerador de dependentes de teorias: deve-se questionar pouco, aceitar “verdades”, viciar-se nelas e propagá-las.
- O modelo tradicional de ensino não permite fazer comparações e confrontações. Cada professor adota a sua “linha” e não admite outras formas de raciocínio.
- O aluno parte para a busca ingênua de verdades absolutas (ex.: “a psicanálise é a solução”). Não encontrando respostas absolutas o aluno parte para o relativismo exagerado onde tudo pode ser aceito, sem maiores questionamentos. O aluno tem um encontro angustiante consigo mesmo.
- É preciso quebrar os modelos dos adeptos fanáticos unilaterais de teorias ou ecléticos irrefletidos.
- Em geral, nas faculdades de Psicologia, se aprende de forma superficial as teorias da personalidade, depois o aluno faz um especialização e adota uma “linha”. Raramente o profissional de psicologia conhece profundamente todas as teorias. Como poderá dar o devido tratamento às indagações dos clientes? A psicoterapia será eficaz quando o pensamento é unilateral?
Como é a didática ou metodologia do Curso Prático de Teorias da Personalidade em Curitiba?
- Vamos direto ao ponto: focalizamos o interesse do estudante, do conhecimento de uso prático que facilite o próprio crescimento pessoal.
- Evitamos apresentar os conteúdos “chatos” teóricos apresentados nas faculdades.
- Fugimos dos livros excessivamente técnicos, fechados, preocupados com áridas abstrações acadêmicas, mais preocupados com valores, interesses e vaidades pessoais dos seus autores, na maioria das vezes, adeptos unilaterais das teorias que sustentam.
- Apresentamos os aspectos relevantes de cada teoria para o aproveitamento pessoal e clínico imediato, sem rodeios.
- Em cada aula incluímos exercícios práticos próprios para uso individual. Os exercícios dão a oportunidade ao estudante de experimentar pessoalmente os pontos chaves de cada teoria; assim poderão sentir o poder, a utilidade ou a validade da teoria através da vivência individual dos conteúdos teóricos.
- Fazemos um estudo comparativo da cada grande teórico (ex.: Freud x Jung), evidenciando que o erro dos teóricos é argumentar que a sua teoria é a melhor e a única resposta abrangente.
- Acreditamos que cada teórico tem uma compreensão profunda de uma parte do todo, mas, ao invés de reconhecer que é apenas uma parte, ele tenta convencer os outros de que a porção que abrange é a mais importante ou o elefante inteiro. Lembre da história do cego e do elefante.
- Comparamos e confrontamos as diferentes teorias de personalidade para garantir um estudo completo e não tendencioso.
Público-alvo: estudantes de psicologia, psicólogos e pessoas que desejam conhecer as teorias da personalidade para conhecimento pessoal ou engajamento em futura psicoterapia.
Carga horária: 20 aulas de 1h cada.
Agenda: você faz a sua. Semana: manhã, tarde ou noite; sábados: manhã ou tarde.
Quem é o profissional que apresenta as aulas?
É o professor e psicólogo Flávio Pereira.
Receberei certificado?
Sim, você receberá um certificado de 40 horas/aula, porque além das horas de estudo com o professor, tem os exercícios e leituras, as tarefa de casa.
Investimento: consulte aula particular ou em pequenos grupos.
Aula particular: vinte aulas: R$ 2.000,00 à vista ou 10 x R$ 230,00.
Pequenos Grupos: o valor é dividido entre os participantes.
- 2 pessoas na mesma aula:
R$ 3.200,00 à vista ou 10 x R$ 350,00 - 3 pessoas na mesma aula:
R$ 4.200,00 à vista ou 10 x R$ 450,00