Estima-se que milhões de pessoas em algum momento da vida sofram com a timidez. Felizmente existem estratégias para superar a timidez e ganhar confiança:
- Envolva-se em todas as situações.
Participe de conversas sobre temas genéricos na fila de ônibus, conversar com estranhos em lojas, bares, eventos esportivos e academia. Mesmo que seja difícil no começo ou você se ache inoportuno. A vida é curta. Quem se importa se você for rejeitado? Existem mais de sete bilhões de pessoas na Terra. Não espere que você seja apreciado por todos elas. Arrisque-se para conhecer novas pessoas.
- Aja com autoconfiança.
A autoconfiança vem por meio da ação, aprendizagem, prática e domínio, na base do erro e acerto. Quando você aprendeu a andar de bicicleta foi difícil no começo, mas depois que você conseguiu, se sentiu confiante. A autoconfiança em relação às pessoas funciona da mesma maneira. Sentir-se ansioso ou com medo não é o problema. Evitar interações sociais este sim é o problema porque deixará você cada vez mais inibido. Elimine a evitação dos eventos sociais e amizades e você superará sua ansiedade e timidez.
- Fale cada vez mais.
Faça um curso de Oratória, para aprende a falar em público. Comece a fazer palestras ou apresentações no trabalho ou na escola, contar piadas ou histórias em todas as oportunidades. Seja mais falador e expressivo em todas as áreas da sua vida. Você tem o direito de ser ouvido como todo mundo. Seja no trabalho, com amigos, com estranhos ou andando na rua, você pode praticar conversando mais abertamente. Deixe sua voz e suas idéias serem ouvidas. As pessoas autoconfiantes não estão preocupadas em saber se todos vão gostar do que elas têm a dizer. Eles falam o que pensam de forma educada porque querem compartilhar, se envolver e se conectar com os outros. Você também pode fazer isso. Ansiedade e timidez não são razões para ficar quieto.
- Tente coisas novas, mesmo que elas te deixem sem graça ou ansioso.
Participe de uma equipe esportiva ou aulas de dança. Pegue um novo projeto que envolva trabalho de equipe, assuma uma tarefa difícil no trabalho ou aprenda uma nova habilidade. Faça sempre algo para sair da sua zona de conforto.Parte da superação da timidez é desenvolver a autoconfiança em várias áreas da vida e não deixar a ansiedade, o medo da rejeição, o medo da humilhação, o medo do fracasso, entrar em seu caminho. Ao praticar novas atividades, você estará enfrentando o medo do desconhecido e aprendendo a lidar com a ansiedade de forma mais eficaz.
- Torne-se vulnerável.
A única maneira de superar esse medo é se tornar vulnerável. O medo de ser julgado contribui para a ansiedade e a timidez. Ser vulnerável requer uma disposição para deixar que os outros vejam o seu verdadeiro eu. Tenha orgulho de quem você é. Ser genuíno e vulnerável é muitas vezes a qualidade que os outros irão gostar mais de você. Isso levará ao aumento da autoconfiança e nas interações sociais.
- Atenção plena no presente.
Esteja presente para todos os seus pensamentos, sentimentos, sensações e lembranças em qualquer momento. Aprenda a apreciar a si mesmo e ao mundo ao seu redor, incluindo aqueles pensamentos e sentimentos “em pânico”, e observe-os sem julgamento. Não há parte de sua experiência que você tenha que fugir ou evitar. Quando você estiver totalmente presente nos momentos, perceberá que as interações sociais não são algo que você precisa evitar. Você terá um desempenho melhor porque está realmente prestando atenção à conversa e às sugestões em seu ambiente. Com a prática, você pode incorporar e aperfeiçoar continuamente suas habilidades sociais que você aprende com o mundo ao seu redor, fazendo você se sentir mais confiante.
- Pratique a exibição de linguagem corporal confiante.
Ande com a cabeça erguida. Aperte as mãos. Fique perto dos outros. Faça contato visual ao conversar com alguém. Projete sua voz de forma clara e eficaz. Dê abraços. Faça um curso de teatro para amadores.
Faça sua inscrição no curso Supere a Timidez, individual, ou faça uma cotação de treinamento in company.
Entre em contato pelo WhatsApp 41 9.8525-1140, telefone 41 3029-8015 ou email: flaviopereira@institutoflaviopereia.com.br