Compartilhe este post

Fobia Social

Timidez é uma característica da personalidade comum nas pessoas. Quando a timidez se apresenta de maneira exagerada, pode vir a se tornar fobia social, conhecida também por transtorno de ansiedade social.

A fobia social caracteriza-se pelo medo excessivo e ansiedade em várias situações sociais, como falar, comer, escrever, praticar atividades físicas e esportivas em público. O fóbico também sente medo exagerado de situações como: namorar, entrevistas de emprego, provas orais, falar em público, ir ao cinema, restaurante, shopping, etc.

Medo de que? De ser rejeitado, de não agradar, de embaraços, de ser exposto a avaliação e de ser ridicularizado. Com fobia social a pessoa prejudica sua vida pessoal, afetiva, financeira e profissional por evitar as situações sociais.

Quando exposta à situação social temida causa grande ansiedade. Alguns sintomas da pessoa com fobia social: falta de ar, tontura, taquicardia, tremor nas mãos, sudorese, diarréias, ataques de pânico, sensação de que vai desmaiar.

Tratamento

Emprego de medicações apropriadas combinadas com psicoterapia cognitivo-comportamental.

Veja esta série de filmes sobre fobia social.

Compartilhe este post