Por muito tempo a homossexualidade foi considerada uma doença mental. Porém isso vem sendo mudado rapidamente na sociedade no século XXI.
No ano de 2011 foi reconhecida a união estável homossexual.
O que trouxe liberdade a pessoas que já mantinham relacionamento de poderem oficializar, e abrindo portas para surgimento de novos casais homossexuais.
O fato de que houve esse avanço não indica que o problema da homofobia foi resolvido. Longe disso, hoje ainda existem muitos casos extremos de agressão e rejeição a essas pessoas.
Adultos e jovens sofrem com a homofobia. Isso causa traumas nas pessoas e muita gente ainda tem dificuldade de se auto afirmar por causa da existência da homofobia.
Naturalmente na adolescência os jovens passam por mudanças de comportamento e físicas também, quando sofrem a rejeição ou são agredidos de alguma forma por serem diferentes nessa fase da vida eles podem desenvolver problemas que levarão pro resto da vida.
A homofobia pode vir de lugares que nem imaginamos como na escola, na rua ou até mesmo dentro própria da família.
Esse tipo de preconceito é formado na cabeça das pessoas desde muito cedo por meio da mídia, dos conceitos machistas e impostores que a sociedade força na cabeça das pessoas.
Dentro das religiões também é pregado o homossexualismo como pecado.
Criando uma culpa muito grande dentro da mente de pessoas que provavelmente preferem esconder sua personalidade homossexual por medo de ser julgado ou excluído. Também incentivando a homofobia por parte dos religiosos.
Traumas relacionados a sexualidade podem atrapalhar a pessoa em diversos aspectos da vida. A infelicidade constante ou a auto rejeição causa depressão e baixa autoestima.
Tratamento do Trauma
Trabalhar a inteligência emocional traz um novo significado para a vida a partir do momento em que a pessoa tem conhecimento sobre si mesma.
Assim será mais fácil se desprender de traumas gerados pela homofobia, e de preconceitos atribuídos no decorrer da vida.
Terapias são indicadas para auxiliar as pessoas a na auto aceitação e na superação de traumas como consultas com psicólogos entre outros métodos.
Entre eles existe a opção de hipnoterapia. A hipnose consiste em um método simples em que o paciente entra em um estado de relaxamento profundo e tem acesso a informações que estão guardadas em seu interior.
Informações que podem gerar bloqueios tornando a pessoa negativa ou depressiva.
Os traumas são informações que foram colocadas de forma agressiva dentro da mente e que geram sensações desagradáveis como pesadelos e dificuldade de se desenvolver por exemplo.
Supere o trauma e viva plenamente.
Agende consultas com o psicólogo Flávio Pereira.
Consultas pelo Skype: psicologoonline10.com.
Dúvidas: faça contato pelo WhatsApp 41 9.8525-1140.