Musicoterapia é a ciência artística expressiva que usa a música para melhorar e manter o bem-estar físico, psicológico e social dos indivíduos – envolve uma ampla gama de atividades, como ouvir música, cantar e tocar um instrumento musical.
Essa terapia é facilitada por um terapeuta treinado e é frequentemente usado em hospitais, centros de reabilitação, escolas, estabelecimentos correcionais, asilos e hospícios.
Quem pode fazer sessões de musicoterapia?
Musicoterapia é um tipo de tratamento que tem a capacidade de trazer benefícios para vários tipos de pessoas e transtornos físicos ou psicológicos. O mais surpreendente é que a terapia musical consegue alcançar resultados que muitas vezes a terapia convencional não consegue.
Muitas vezes as pessoas tímidas não conseguem se expressar em um terapia convencional. Já com a musicoterapia o individuo consegue se expressar sem dizer nenhuma palavra, o que acaba trazendo um conforto e bem-estar para o paciente.
A musicoterapia possui a capacidade de ativar o sistema de recompensa do cérebro, o que como consequência diminui sintomas de transtornos que prejudicam a saúde mental, como:
- Depressão
- Preocupações relacionadas ao humor
- Ansiedade
- Esquizofrenia
- Dependência de substância
- Autismo
- Problemas de personalidade
- Insônia
- Demência
Como é um sessão de musicoterapia?
As sessões podem ser dividas em duas técnicas uma ativa e outra receptiva. A ativa é caracterizada por fazer musica por cantos, composição, improvisação ou tocando um instrumento em si.
Já a técnica receptiva é caracterizada pela dança ou interpretação de letras de musicas. Essas duas técnicas são utilizadas juntas, já que cada uma possui um beneficio. Posteriormente entra em pauta a discussão sobre as emoções, valores entre outros.
A terapia pode ser feita de maneira individual ou em grupo, a musica pode ser escolhida tanto pelo terapeuta quanto pelo paciente. O profissional da musicoterapia sempre busca musicas que se adequam as necessidade do paciente.
A pessoa em terapia também tem a liberdade de compor ou modificar musicas já existentes. Já as musicas compostas pela pessoa em terapia são dadas por temas que o próprio musicoterapeuta escolhe.
A música ajuda as pessoas a se libertarem de prisões emocionais. É fato que a música sempre disse palavras que nós não conseguimos dizer. É uma maneira de expressão de se sentir entendido e acolhido. A música transforma, não apenas em questão de terapia, mas também na concentração e memorização.
Marque agora suas consultas presenciais ou via Skype com o Psi/Coach Flávio Pereira