VISUALIZAÇÃO CRIATIVA
Olá como vai? No programa de controle mental vou ensinar você a como controlar a sua mente.
Este exercício é muito importante para a programação porque o ajudará formar imagens mentais que servirão de âncoras para sustentar seu novo comportamento. Melhor do que pensar em um carro novo é visualizar mentalmente o carro.
Visualizando mentalmente aumentará muito a chance de conseguir o que deseja. Visualizar na mente a imagem de sua casa nova, servirá de âncora para motivá-lo a comprar a casa. O cérebro usa no seu processamento a linguagem das imagens.
IMAGENS MENTAIS
A capacidade de criar imagens mentais nítidas é uma das chaves para o sucesso na programação da mente. A visualização mental mostra ao seu subconsciente o que você deseja que ele faça.
É como dizer para ele: “Está vendo esta imagem? É isto que desejo”.
Um comerciante visualizará a si mesmo fazendo bons negócios.
Uma pessoa que deseja falar em público visualizará a si própria diante
de uma plateia. Algumas pessoas encontram dificuldade em visualizar.
Por isto criamos o programa VISUALIZAÇÃO CRIATIVA.
Possuímos a capacidade de visualizar mentalmente qualquer coisa.
Você pode melhorar muito esta capacidade através de exercícios.
Por exemplo: em vez de visualizar em preto e branco poderá visualizar colorido.
Em vez de ver-se à distância, poderá mergulhar na cena e envolver-se nela.
Com a prática cenas detalhadas e mais intensas podem ser obtidas.
VANTAGENS DA VISUALIZAÇÃO MENTAL
- Aumentar o grau de concentração e percepção. Você desenvolve os sentidos permitindo uma assimilação mais rica pelo cérebro.
- Aprender a excluir o que considera ruim e substituir por imagens positivas. Exemplo: excluir do cérebro sua autoimagem negativa e visualizar uma nova imagem positiva.
- Estabelecer um elo de ligação mais forte entre o consciente e o inconsciente. O cérebro processa melhor imagens do que pensamentos.
- Aprimorar-se por imitação. Primeiro você visualiza o que deseja depois imita o que visualizou. Exemplo: visualizar-se dirigindo um carro, depois dirigir o carro de fato. Os simuladores usados pelas autoescolas, na aviação e pelos astronautas usam o princípio da visualização / imitação.
- Diminuir as chances de erros. Muitos atletas usam a visualização para melhorar o desempenho. O campeão americano de golfe, Jack Niklaus, afirma em seu livro “Golfe do meu jeito”, que usa a técnica da visualização para melhorar o rendimento. Ele imagina detalhadamente todo tipo de jogada com os tacos.
- Ganhar energia extra. Atletas veem filmes reais gravados, de suas próprias atuações bem sucedidas, antes de competir, o que garante energia extra e autoconfiança. Filmes mentais fazem o mesmo efeito.
- Neuróbica: os exercícios para o cérebro são chamados de neurótica. Visualizar é um excelente exercício, pois fortalece a rede de neurônios e consequentemente a memória e a concentração.
- Diminuir a ansiedade e controlar as emoções. Ao visualizar você se familiariza com a situação futura e pode controlar melhor as emoções.
Para programar o cérebro você deve aprender a visualizar mentalmente, a fim de enviar ao subconsciente imagens de qualidade.
A programação da mente funciona de forma semelhante à programação de um computador.
Você precisa ter um bom programa, aprender a usar a linguagem dele e instalar o programa no computador. O cérebro usa a linguagem das imagens e você precisa dominar esta linguagem.
Ao se programar você precisará visualizar o que deseja realizar. Quanto mais próximo da realidade for a imagem visualizada, tanto mais eficaz será a programação na memória. Por isto a importância deste treino.
Pratique antes o exercício da RESPIRAÇÃO RELAXANTE. É importante ficar preparado física e mentalmente. Num local apropriado feche os olhos, inspire e expire profundamente algumas vezes. Entre em estado alerta relaxado e inicie o treino da visualização criativa.
Quer saber mais e fazer exercícios de visualização criativa?
Quer entender mais do funcionamento da mente?
Você pode iniciar fazendo um curso de Programa de Controle Mental
Você também pode consultar com o Terapeuta Cognitivo Comportamental e psicólogo Flávio Pereira.