Muitas pessoas enfrentam dificuldades para emagrecer, adotam uma certa dieta mas não conseguem seguir a diante. Como resultado, culpam a si mesmas pelo insucesso da dieta, ou utilizam de ferramentas psicológicas para dar sustentação a ele. A razão disso, segundo a autora, é que as pessoas não sabem como fazer dieta. O objetivo deste programa de emagrecimento é ensinar as pessoas como serem persistentes na dieta e evitar as trapaças que a mente muitas vezes cria, sendo que este é um programa psicológico e não uma dieta alimentar. Ele não diz a pessoa o que comer, mas sim, estabelece um programa mental adequado por meio da terapia cognitiva. A partir dele, qualquer dieta se torna eficaz.
A terapia cognitiva baseia-se no conceito de que a maneira como as pessoas pensam afeta o que elas sentem e o que elas fazem. Ela ajuda a identificar os pensamentos sabotadores e a responder a eles de forma adaptativa levando a pessoa a se sentir melhor e adquirir comportamentos que realmente funcionem. O componente principal do tratamento foca-se na correção de pensamentos distorcidos.
Com ela as pessoas são capazes de aprender a resolver problemas comuns que se enfrenta nas tentativas de emagrecer, como:
- Sentir-se chateado e por isso pensar em comer para sentir-se melhor.
- Não se sentir satisfeito após o término da refeição.
- Estar cansado para cozinhar e optar por comidas rápidas com grande quantidade de gordura e pouco valor nutritivo.
Enfrentar outros problemas psicológicos como:
- Sentir-se sobrecarregado pelas exigências da dieta.
- A sensação de estar privado de comer.
- Falta de motivação.
- Estresse por problemas do cotidiano.
Esses entre outros fatores são o foco para o tratamento psicoterápico para quem deseja emagrecer levando a uma nova reprogramação mental para obtenção de sucesso.