O TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) é frequente em toda a população brasileira, estima-se que cerca de 4 milhões de pessoas tenham esse diagnóstico. Trata-se de compulsividades e obsessões descontroladas que afetam as situações do dia a dia e são graves os efeitos desse distúrbio.
Pensamentos persistentes indesejados são as obsessões. Já as compulsões se referem a comportamentos repetitivos baseado em regras rigorosas sem fundamento.
Entre as áreas afetadas por esse transtorno estão os relacionamentos e o trabalho. Pois conviver com alguém que possui TOC pode causar irritabilidade, a falta de conhecimento dos sintomas pode tornar ainda mais grave a situação, tanto para o portador quanto para as pessoas que convivem com ela.
SINTOMAS DO TOC
Entre os sintomas mais comuns estão a alteração de comportamento como rituais repetitivos ou evitações, pensamentos do tipo que causam preocupação e dúvidas, emoções excessivas como medos e culpa causando aflição intensa.
A mania der evitar é a maior causadora de limitações pois atribui medo de fracassar e de contrair doenças. Isso torna evidente que exista o descontrole da ansiedade. Então as pessoas passam a adquirir costumes como os de lavar incessantemente as mão, ser perfeccionista com relação a limpeza, fazer revisão de portas, janelas e eletrônicos, se não estão ligados a tomada por exemplo.
Essa aflição toda pode gerar em algumas pessoas a agressividade tanto em outras pessoas quanto em si própria. Em outras pode-se perceber tiques de sons repetitivos como cheirar e limpar a garganta. Tem casos em que o uso de drogas\álcool é visto como uma forma de aliviar os sintomas.
Os tratamentos para esse transtorno podem ser psicoterapias e medicamentosos ou conciliação de ambos. Os medicamentos mais sugeridos pelos especialistas são a sertralina, fluoxetina e fluvoxamina.
Tanto em casos de crianças como de adultos a psicoterapia apresenta um avanço considerável na melhora dos sintomas de TOC, a terapia cognitiva comportamental conciliada com a medicação correta pode transformar a vida de pessoas que possuem esse transtorno, pois há a redução do comportamento repetitivo trazendo uma maior sensação de alívio.
Marque sua consulta presencial ou por Skype pelo WhatsApp 41 9.8525-1140.
Saiba sobre Consultas via Skype: psicologoonline10.com.br