Distúrbios na alimentação são consequências de um hábito alimentar irregular que causa problemas à saúde do indivíduo, como o exagerado consumo de alimentos ou a falta dele.
Os transtornos alimentares são mais comuns da fase adolescente para a adulta, fruto de problemas psicológicos, pressões e ansiedade. Causando um culto obsessivo pelo corpo desejado, moldado aos olhos da sociedade.
Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, aproximadamente 70 milhões de indivíduos ao redor do mundo sofrem de transtornos alimentares.
CAUSAS DE UM TRANSTORNO ALIMENTAR
Pessoas depressivas, com ansiedade e transtorno compulsivo estão tendentes a um transtorno alimentar. Existem diversos fatores que podem levar essas pessoas à serem diagnosticadas com o distúrbio. Como:
- Alimentação irregular
- Autoestima afetada
- Culto obsessivo ao corpo
- Distúrbios emocionais
- Desvirtuamento da imagem do corpo
TIPOS DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES
– Anorexia
Pacientes que se definem como acima do peso, por mais que estejam pesando abaixo do ideal. Portadores desse distúrbio fazem uso indevido de laxantes, exagero de exercícios físicos, jejuns.
– Compulsão Alimentar
Se caracteriza por pessoas que perdem a direção de seu consumo alimentar. Geralmente as pessoas que sofrem com esse distúrbio, sofrem com o sobrepeso e a obesidade. Sentem culpa, vergonha e angustia e isso pode os levar a Compulsão.
– Bulimia
Portadores desse transtorno fogem do controle se alimentarem. A pessoa adiciona em sua rotina comportamentos como vômitos a força, uso inadequado de laxantes e diuréticos, exercícios físicos e jejum em excesso.
Desprazer e vergonha está muito presente de quem é bulímico, devido a isso as práticas e costumes ocorrem em silêncio.
– Hipergrafia
O principal fator desse transtorno é o sofrimento devido á traumas passados, como a perda ou acidente traumático, por exemplo. O rápido ganho de peso, ansiedade e sintomas depressivos se caracterizam dentro da Hipergrafia.
– Ortorexia
Obsessão exagerada da pessoa por alimentos mais saudáveis, com o exclusão de grande parte dos alimentos com agrotóxicos, químicas e aditivos.
– Síndrome de Pica
Esse transtorno se caracteriza pelo consumo de elementos não nutritivos, como objetos, por exemplo. É Comum em grávidas e crianças.
-TCAP – Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica
Seu portador não tem controle do que e o quanto comeu, isso em excesso por um determinado período. Como a cada 3 horas, por exemplo.
– Vigorexia
Pode se incluir aqui, a ansiedade, mais comum em pacientes homens, esse distúrbio traz à tona uma visão desvirtuada do físico do indivíduo. Exercícios físicos em excesso é um dos fatores principais desse transtorno.
Está passando por algum desses transtornos?
Marque sua consulta presencial ou por Skype pelo WhatsApp 41 9.8525-1140.
Saiba sobre Consultas via Skype: psicologoonline10.com.br