Transtorno da Expressão Escrita consiste de habilidades de escrita, medidas por testes padronizados ou avaliações das habilidades de escrita, significativamente abaixo do nível desejado, levando em consideração a idade cronológica, a inteligência medida e a escolaridade apropriada à idade do indivíduo.
No Transtorno da Expressão Escrita a perturbação na expressão escrita interfere significativamente no rendimento escolar ou nas atividades da vida diária que exigem textos escritos, como escrever frases gramaticalmente corretas e parágrafos organizados.
No Transtorno da Expressão Escrita em geral ocorre uma combinação de dificuldades do indivíduo em compor textos, sendo evidentes erros de gramática e pontuação, múltiplos erros ortográficos, má organização dos parágrafos e caligrafia excessivamente ruim.
O diagnóstico de Transtorno da Expressão Escrita em geral não é dado quando existem apenas erros ortográficos ou fraca caligrafia, na ausência de outros prejuízos na expressão escrita.
Tarefas nas quais a criança é solicitada a copiar, escrever um ditado e escrever de forma espontânea podem ser necessárias para o estabelecimento da presença e extensão deste transtorno.
O Transtorno da Expressão Escrita em geral é encontrado em combinação com o Transtorno da Leitura ou o Transtorno da Matemática.
Déficits de linguagem e percepto-motores podem acompanhar o Transtorno da Expressão Escrita.
O Transtorno da Expressão Escrita pode causar problemas psicológicos e de interação social.