Transtorno de personalidade esquizoide, pessoas esquizoide, afastamento social

Compartilhe este post

Transtorno de personalidade esquizoide

Caracterizado pelo afastamento social o Transtorno Esquizoide faz com o que o individuo tenha sempre a preferência por estar só, seja no quesito de relacionamentos, esportes ou outras relações sociais. Em suas atividades sentem pouco ou muitas vezes nenhum prazer.

Os sintomas costumam aparecer com o desenvolvimento adulto. Geralmente, o Transtorno de personalidade esquizoide vem acompanhado de outras patologias, como por exemplo a ansiedade e a depressão. Por causa disso, o tratamento deve ser feito o mais rápido possível, assim que o transtorno for identificado.

Identificando o Transtorno Esquizoide

Sintomas:

Segundo o Manual de Diagnóstico de Transtornos Mentais, DSM, os sintomas são:

  • Desinteresse em manter relacionamentos, seja eles íntimos ou familiar.
  • Favoritismo por atividades em que não exista interação social.
  • Pouca ou quase nenhuma vontade de ter relações sexuais com seu parceiro (a).
  • Nenhum ou pouco prazer ao executar atividades.
  • Não possuem ‘’melhores amigos ‘’, geralmente as pessoas mais próximas são os parentes de 1º grau.
  • Neutralidade ao ser elogiado ou criticado.
  • Afastamento emocional e visível indiferença.

Causas

Atualmente, não existem causas certas sobre o transtorno esquizoide, porém muitos especialistas dizem que esse transtorno pode ter forte relação com a evolução da criança, já  que é nessa etapa que a mesma aprende a lidar, interpretar e corresponder a sinais sociais/ emocionais. Além disso, o fator hereditário pode ser mais uma das causas.

Possuir como fator hereditário alguém na familiar com esquizofrenia, esquizoide ou esquizotipica também aumenta a probabilidade de possuir o transtorno de personalidade esquizoide.

Tratamento

Por ser um transtorno que pode fazer com que outras doenças apareçam, (ansiedade, depressão e esquizofrenia), o esquizoide deve procurar um tratamento psicológico assim que for identificado como portador do transtorno.

Na maioria dos casos, o tratamento com  sessões de terapia cognitiva  é a melhor opção. Se o tratamento não for feito a tempo e o individuo desenvolver outras patologias ou distúrbios, o novo tratamento deverá ser feito sobre efeito medicamentoso, provavelmente para depressão e ansiedade.

Está passando por essa situação?

Marque agora suas consultas presenciais ou via Skype com o Psi/Coach Flávio Pereira

pelo WhatsApp (41) 98525-1140

Compartilhe este post