Veja abaixo alguns tipo de doenças ou transtornos psicológicos.
Transtorno Bipolar
O transtorno bipolar, conhecido como distúrbio bipolar, é uma doença caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de euforia e depressão. Uma pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria e humor excessivamente elevado, a chamada mania, e também a episódios de humor muito baixo e desespero, a depressão, com comportamentos suicidas. Entre os episódios, é comum o indivíduo passar por períodos de normalidade. Este transtorno não consiste apenas de meros altos e baixos. As mudanças de humor do distúrbio bipolar são mais extremas e mais duradouras que aquelas experimentadas pelas demais pessoas, o que leva muitas vezes o indivíduo ao internamento clínico ou hospitalar.
Transtorno da Personalidade Borderline
As pessoas com essa doença são indivíduos instáveis em suas emoções e muito impulsivos, têm rompantes de raiva inadequada, com esforços incríveis para evitar abandono, incluindo tentativas de suicídio. Costumam apresentar uma hiper reatividade afetiva, em que as situações boas são ótimas ou excelentes, e as ruins ou desfavoráveis são péssimas ou catastróficas. As pessoas a sua volta são consideradas ótimas, mas frente a recusas tornam-se péssimas rapidamente, sendo desconsideradas as qualidades anteriormente valorizadas.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo
O indivíduo apresenta obsessões e compulsões, ideias e comportamentos que podem parecer absurdos ou estranhos para a própria pessoa e para os outros, e mesmo assim são incontroláveis, repetitivas e persistentes. A pessoa é dominada por pensamentos desagradáveis de natureza ideológica, trabalho, sexual, religiosa, agressiva entre outros, que são difíceis de afastar da sua mente, parecem sem sentido e são aliviados temporariamente por determinados comportamentos repetidos ou de rituais.
Transtorno de Ansiedade Social
Também conhecido como fobia social ou sociofobia, é uma síndrome ansiosa caracterizada por tensão nervosa, manifestações de alarme e desconforto desencadeadas pela exposição social no trabalho, shopping, festas, escola, qualquer lugar público — o que ocorre quando o portador precisa interagir com outras pessoas, realizar desempenhos sob observação ou participar de atividades sociais. Tudo isso acontece até o ponto de interferir gravemente na maneira de viver do indivíduo.
Anorexia
As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo sendo extremamente magras. Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar a outros tipos de transtornos psicológicos e à morte por desnutrição.
Depressão
Uma pessoa é considerada clinicamente deprimida quando, sem explicação, apresenta um tipo de comportamento muito negativo, como um sentimento forte de vazio, perda forte da auto-estima e absolutamente nenhuma esperança de felicidade. Algumas pessoas com o transtorno depressivo relatam não sentir nada, como se os seus corpos e mentes estivessem vazios. A depressão clínica também conhecida como transtorno de depressão grave ou depressão unipolar, é um tipo muito comum de doença psicológica.
Esquizofrenia
Quando uma pessoa sofre desta doença não tem o discernimento sobre o que é real ou não, e a esquizofrenia pode ter um enorme efeito na capacidade de ouvir, ver, olfato, paladar e tato. Em cenários de pior caso, pode resultar em ver ou ouvir coisas que não existam, em alucinações e delírios, ou fala arrastada seguida com uma enorme quantidade de disfunção social. O nível de esquizofrenia varia de uma pessoa para outra. Há aqueles que têm os episódios esquizofrênicos ou psicóticos, em seguida, em um curto tempo continuam com suas vidas. Por outro lado há aqueles que constantemente sofrem com isso pelo resto da vida.
Transtorno Dismórfico Corporal
Acomete mais freqüentemente com as mulheres e inicia-se em geral na adolescência. Ao contrário de outros casos de distúrbios psicológicos, esta doença se caracteriza por afetar a percepção que a pessoa tem da própria imagem corporal, levando-o a ter preocupações irracionais sobre defeitos em alguma parte de seu corpo, defeitos que não existem. A percepção distorcida pode ser totalmente imaginária ou estar baseada em alterações sutis da aparência, resultando numa reação exagerada a respeito, com importantes prejuízos no funcionamento pessoal, familiar, social e profissional.
Estresse pós-traumático
O transtorno de estresse pós-traumático acontece quando se experimente um trauma emocional de grande importância. Esses traumas incluem agressão física, catástrofes naturais, estupro, assaltos, crimes, acidentes, guerras, perdas e lutos. A pessoa tem recordações com muita aflição, incluindo imagens ou pensamentos do trauma vivenciado. Sonhos amedrontadores também podem ocorrer e o indivíduo pode agir ou sentir como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente. O estresse pós-traumático é muito comum em soldados que acabam de retornar da guerra.
Os Transtornos Psicológicos, exigem tratamento especializado. O psicólogo Flávio Pereira é pioneiro no uso da Terapia Cognitivo Comportamental , terapia indicada para as doenças ou transtornos psicológicos.
Consultas via Skype, entre em contato peloWhatsApp. 41 9.8525-1140, ou e-mail psicologia10.com.br
Consultas presenciais , entre em contato peloWhatsApp. 41 9.8525-1140, ou e-mail, flaviopereira@psicologia10.com.br