A OMS está reconhecendo o crescente problema do vicio digital. O problema também foi reconhecido pelo Google, que anunciou recentemente que começará a se concentrar em ‘’bem-estar digital’.
Ainda que tenha um crescente reconhecimento do problema, os usuários não sabem exatamente como a tecnologia digital é projetada para introduzir o vício. Aqui estão algumas técnicas utilizadas para aumentar a dependência no âmbito digital:
Checagem constante
As tecnologias digitais, como redes sociais, compras on-line e jogos, usam um conjunto de técnicas persuasivas e motivacionais para manter os usuários retornando. Estes incluem “escassez”, ‘personalização” (seu feed de notícias é feito para filtrar e exibir notícias com base em seu interesse); e “reciprocidade” (convide mais amigos para ganhar pontos extras e, quando seus amigos fizerem parte da rede, será muito mais difícil para ambos sair).
A tecnologia é feita para utilizar a necessidade humana básica de se sentir incluído em um grupo social. Assim, o medo de perder, comumente conhecido como FoMO, está no centro de muitos recursos do design de mídia social.
Notificações e “recursos de presença” mantêm as pessoas notificadas da disponibilidade e das atividades de cada uma delas em tempo real, de modo que algumas delas começam a se tornar verificadores compulsivos. Como o WhatsApp que os usuários podem ver se a mensagem foi entregue e lida. Isso cria pressão em cada pessoa para responder rapidamente ao outro.
Os conceitos de recompensa e os materiais que são ao mesmo tempo divertido e informativo, também são cruciais para o projeto “vicio em internet’. Como exemplo prático é os segundos de antecipação para o mecanismo de “puxar para atualizar” em aplicativos de smartphone, como o Twitter, que é semelhante a puxar a alavanca de uma máquina caça-níqueis e esperar pela vitória.
A maioria dos recursos mencionados acima tem raízes em nosso mundo não tecnológico. Os sites de redes sociais não criaram nenhum estilo novo ou fundamentalmente diferente de interação entre os seres humanos. Em vez disso, amplificaram amplamente a velocidade e a facilidade com que essas interações podem ocorrer, levando-as a uma velocidade e escala maiores.
Consciência de dependência
As pessoas que utilizam as mídias digitais exibem sintomas comportamentais. Estes incluem saliência, conflito e modificação de humor quando eles não verificam seus perfis on-line regularmente.
Muitas vezes, as pessoas sentem a necessidade de se envolver com dispositivos digitais, mesmo que seja inadequado ou perigoso fazê-lo. Se desconectados ou incapazes de interagir conforme desejado, eles se preocupam com oportunidades perdidas de interagir com suas redes sociais on-line.
De acordo com o regulador de comunicações do Reino Unido, 15 milhões de usuários de internet do Reino Unido (cerca de 34% de todos os usuários da Internet) tentaram uma “desintoxicação digital’’ .
Depois que ficaram offline, 33% dos participantes relataram sentir um aumento na produtividade, 27% sentiram uma sensação de liberação e 25% aproveitaram mais a vida. Mas o relatório também destacou que 16% dos participantes experimentaram o medo de perder, 15% se sentiram perdidos. Esses números sugerem que as pessoas querem passar menos tempo on-line, mas podem precisar de ajuda para fazê-lo.
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